Assuntos Abordados:
- Onde fazer a inscrição?
- Não lembro mais da minha senha. O que faço?
- Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID?
- Qual a diferença entre inscrição, alteração e trancamento de disciplinas?
- Quais são os critérios para ordenar os pedidos de inscrição?
- Minha alocação parece errada
- Aviso de "Turma pendente"
- Aviso de "Falta requisito"
- Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas
- Como ter certeza que minha inscrição está garantida?
- Minha inscrição "online" está desabilitada
O Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) é o local onde alunos, professores e funcionários podem executar várias atividades relacionadas a vida acadêmica dentro da Universidade. Alunos podem obter históricos não oficiais, se inscrever, adicionar e trancar disciplinas, etc. Professores podem lançar notas, obter pautas de turmas, etc.
Para entrar no Siga é necessário acessar a intranet da UFRJ. Nesta página há informações sobre como é o acesso e o que fazer em caso de dificuldades.
A página fica em Intranet.
Não lembro mais da minha senha. O que faço?
Acesse a página inicial da Intranet da UFRJ e procure pelo link "Esqueci minha Senha".
Como faço para ver meu Boletim escolar, meu Histórico escolar ou meu CRID?
Acesse o SIGA, através da Intranet.
Qual a diferença entre inscrição, alteração e trancamento de disciplinas?
Inscrição em Disciplinas
Normalmente, este é o primeiro passo para o aluno poder cursar uma disciplina. O primeiro período é chamado de período de inscrição em disciplinas e ele é colocado antes do começo do período. Os alunos que se inscreverem neste período terão mais prioridade que um aluno que se inscrever no período de alteração de inscrição que é um período posterior a este.
Neste período o aluno pode se inscrever e sair de uma turma normalmente. O sistema de classificação por turmas é rodado algumas vezes neste período e portanto, os alunos inscritos em turmas podem variar tremendamente, já que podem entrar alunos com mais prioridade e alunos previamente inscritos podem ser retirados da turma.
Alunos que estão no seu período correto e estão se inscrevendo nas disciplinas do seu período têm máxima prioridade.
Portanto é importante manter-se atualizado sobre as inscrições.
Alteração de Inscrição em Disciplinas
Neste período o aluno já está cursando as disciplinas, o período já começou. A idéia é permitir ao aluno fazer uma opção com mais informações.
Importante observar, como já foi dito antes, que os alunos que se inscreverem em alguma disciplina neste período têm menos prioridade que os alunos que se inscreveram no período de inscrição em disciplinas.
Desistência (Trancamento) de Inscrição em Disciplinas
Este é o último período e em algumas disciplinas pode ir até após a primeira prova. Neste período o aluno somente pode trancar a inscrição em uma disciplina.
Quais são os critérios para ordenar os pedidos de inscrição?
Existem critérios fixados pela Universidade e os variáveis que são aqueles que são passíveis de serem alterados pelo Curso de acordo com os seus objetivos. A ordem indicada abaixo é a ordem de prioridades. Portanto, números menores indicam os primeiros critérios a serem aplicados. Os critérios são aplicados na seguinte ordem:
- Critérios fixos (pré)
- Critérios variáveis
- Critérios fixos (pós)
Os primeiros critérios a serem aplicados, chamados de pré-fixos, são os seguintes:
- Etapa em que o aluno fez a inscrição
- Período de Inscrição em Disciplinas
- Período de Alteração de Inscrição em Disciplinas
- Curso do aluno (alunos do curso tem mais prioridade).
- Período do aluno (esse critério se aplica apenas para as disciplinas obrigatórias)
- Aluno do período
- Aluno de maior período
- CRA (Coeficiente de Rendimento Acumulado)
- COA (Créditos Obtidos Acumulados)
- Data de inclusão (data do pedido)
Observações:
- Os alunos que estão no período correto, sem reprovações e que fizerem a inscrição nas disciplinas no período de inscrição em disciplinas têm a máxima prioridade.
- Alunos do curso têm mais prioridade para se inscrever nas disciplinas do curso.
- A data do pedido é o último critério de ordenação
Parece que outros colegas com menor prioridade estão entrando na minha frente, isto pode ocorrer em duas situações:
- Você é aluno transferido, e sua versão curricular deveria ter sido alterada mas ainda está com a versão do curso de origem. Nesse caso o sistema de pré-inscrição não calcula corretamente seu período.
- Alunos transferidos, de outras instituições, recebem número de DRE do ano/período que ingressam. Se trazem muitos créditos, deveriam teoricamente estar em um periodo mais avançado. Mas o sistema utiliza o ano/período como base, e a consequência é o aluno ficar prejudicado.
- Alunos que trancaram matrícula têm esse tempo desconsiderado. Assim, um aluno 96/2 que trancou por 2 anos será visto pelo sistema como um aluno 98/2 e alocado de acordo.
Aviso de "Turma pendente"
Significa que a TURMA ainda não está cadastrada. O SISTEMA ACEITA A INSCRIÇÃO, MAS NÃO VERIFICA SOBREPOSIÇÂO DE HORÁRIO. Quando a turma é regularizada, se houver sobreposição de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.
Aviso de "Falta requisito"
Pode ser devido a notas que ainda não foram digitadas (caso 1), ou pode ser que você não tenha cursado algum requisito (caso 2). O sistema de pré-inscrição não impede que você se inscreva. Vai aparecer "Falta requisito" na turma mas você garante a vaga. Na pauta de aula aparecerá o aviso de que falta o requisito. Você precisa regularizar a situação logo e o prazo é curto. Informe-se.
Observação: Concomitância, isenção de pré-requisito e batimento de horário não serão aceitos sob qualquer hipótese, com exceção apenas para os seguintes casos, quando justificados:
- evitar jubilamento
- finalização do curso (formandos)
Quando o requisito for regularizado, a situação na pauta se normalizará automaticamente.
CASO 1: A nota ainda não entrou no seu histórico. Tão logo entre, tudo será normalizado.
CASO 2: Você não tem o requisito, mas está numa das situações de exceção e acha que tem condições de acompanhar a disciplina.
Para pedir isenção de pré-requisito ou concomitância de disciplina, você deve:
- Imprimir o formulário de concordância (pegue na seção formulários), expor seus motivos e pegar, com o professor da disciplina em questão, sua concordância por escrito
- Providenciar uma cópia do histórico escolar
- Abrir um processo, anexando os 2 primeiros documentos
- Protocolar o processo no Instituto de Computação
- Verifique o prazo limite para abertura do processo. Olhe em Calendário Acadêmico.
Inscrição aparece como "Não Alocado", mas a turma teve as vagas expandidas
O sistema de pré-inscrição, para aumentar a eficiência, só aloca os alunos em determinados horários. Espere algumas horas e volte a consultar o sistema.
Como ter certeza que minha inscrição está garantida?
O sistema permite que cada aluno altere, inclua, exclua solicitações até meia-noite do último dia do período aberto para pré-inscrição (Olhe a data em Calendário Acadêmico). Isso significa que inscrições com vaga aparentemente garantida AGORA podem não estar amanhã, caso outros alunos com maior prioridade entrem no sistema depois.
As Alterações de Inscrição também serão feitas pelo mesmo sistema de pré-inscrição, via internet. A diferença é que inscrições feitas nessa fase não tiram vaga de quem se inscreveu até essa data.
Somente após seu pedido ser avaliado, alterado ou confirmado pela Coordenação é que sua inscrição será definitivamente efetivada no sitema central. Somente após esta data é que você poderá obter um CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas).
Ao final de cada sessão de inscrição, se tudo correu bem, o sistema deve gerar o Plano de Estudos onde aparecem POR EXTENSO os nomes das disciplinas em que o aluno solicitou inscrição, bem como a situação em cada uma delas. O aluno deve verificar esse Plano, e de preferência imprimi-lo, anotando a data e a hora.
Minha inscrição "online" está desabilitada
Procure a secretaria do curso.
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